domingo, 30 de agosto de 2015

O que mudou? Mais um camponês é assassinado no Maranhão


De Vias de Fato


Foto de Jane Cavalcante.

TEM QUE MUDAR: MAIS UM CAMPONÊS É ASSASSINADO NO MARANHÃO


Na tarde da terça-feira (25), Raimundo  dos Santos Rodrigues, Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Rio da Onça II e Conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi - MA, foi brutalmente assassinado. O crime aconteceu na cidade de Bom Jardim – MA.
O camponês estava acompanhado de sua  esposa,  Maria da Conceição Chaves Lima,que também foi alvejada  e se encontra  internada no Hospital Municipal de Açailândia, sob proteção policial. Seu estado de saúde não foi informado.
De acordo com as primeiras informações (ainda desencontradas),  o camponês foi morto a tiros e golpes de facão. O casal teria sido pego em uma emboscada armada pelos criminosos, quando eles estavam na estrada que liga a comunidade ao município de Buriticupu-MA. A estrada é uma das vias de acesso á  Reserva Biológica do Gurupi e também á comunidade onde eles moravam.
Segundo informações de pessoas das comunidades, o clima é de verdadeiro terror, pois, madeireiros da região teriam uma lista com os nomes das pessoas que fazem parte do Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Gurupi.
Raimundo dos Santos era conselheiro desde 2012, bastante combativo, ele denunciava os crimes ambientais praticados por madeireiros ilegais  na região do Vale do Pindaré.  As denúncias teriam despertado a ira desses  madeireiros que atuam na região. Seu “Dos Santos” como era conhecido, deixa seis filhos e até o momento seu corpo ainda se encontra no IML de Açailândia, aguardando liberação.