quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Artigo Wagner Baldez: A METODOLOGIA DO IMOBILISMO (Para apreciação do Governador Flávio Dino)



Por Wagner Baldez (*)

Afinal de contas, com quais intenções foram criadas as Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente, inclusive o IBAMA e demais órgãos congêneres?!

A pergunta se ampara no fato da ausência de qualquer participação para qual foram elas destinadas.

A “existência” dessas repartições somente se tornam conhecidas do público através da propaganda midiática, porém nunca materializada na prática: daí as razões lógicas das dúvidas!

Até parece que aludidas entidades surgiram não para servir de órgãos técnicos, para cuidar da defesa contra as agressões criminosas sofridas pela natureza, mas principalmente no sentido de funcionar como “CABIDE DE EMPREGO”.

Nesse cenário, torna-se evidente a inexistência de empenho requerido por esse tipo de operação, o que pressupõe, inclusive, a falta de consciência ecológica da parte dos gestores.

Para comprovar citada afirmação, que seja o suficiente abordar o que vem acontecendo com os córregos existentes no lugarejo denominado AMBUDE, os quais atravessam longa faixa formada de brejos, sendo a vegetação constituída por juçarais e buritizais. É justamente nesse povoado onde se realiza a tradicional festa da juçara!

Apesar das reiteradas  denúncias, nenhum procedimento fora ultimado por parte dos gestores das respectivas pastas.

Para conhecimento dos dirigentes dos setores relacionados com o Meio Ambiente - ainda bem que se trata apenas da metade... -, o referido manancial é a única reserva hídrica oficializada por lei municipal, merecendo completo amparo dessas Secretarias.

Também à guisa de reforço apelamos ao PV, a fim de que se incorporasse a essa cruzada ecológica, já que mencionada agremiação política se proclama “defensora” do Meio Ambiente. Leia através do nosso Facebook (acesse aqui: Wagner Baldezo artigo intitulado "Um verde completamente estiolado!"


Em razão da completa falta de providências, transferimos ao Dr. Flávio Dino  aludida questão, na certeza de que o chefe do Executivo Estadual solucione definitivamente referido impasse, cuja origem vem da triste época em que dona Roseana Murad ocupava como intrusa a TOCA DOS LEÕES.


(*) Wagner Baldez - Servidor Público Aposentado, membro do Comitê de Defesa da Ilha, um dos fundadores do Instituto Maria Aragão. Integra a Executiva Estadual do PSOL/MA